ANTT autoriza Viabahia a instalar radares fixos e contadores eletrônicos



A Via Bahia Concessionária de Rodovias recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para implantação do Sistema Inteligente de Transporte (ITS, sigla em inglês), que compõe os equipamentos de monitoração e sensoriamento do tráfego como: contadores eletrônicos de tráfego; painéis de mensagens variáveis; estação meteorológica; circuito fechado de TV (CFTV); sistemas de controle de velocidade (radares fixos).

Os sistemas de controle de velocidade (radares fixos) serão implantados após definição dos locais pela ANTT. Os projetos para implantação dos telefones de emergência (caixas de chamadas/call boxes) e dos postos de pesagem ainda não receberam aprovação, pois estão em processo de avaliação pela Agência para determinação das tecnologias a serem empregadas.



A implantação de todos os sistemas de monitoração e sensoriamentohavia sido temporariamente suspensa pela ANTT para reavaliação dos projetos e de novas tecnologias. Tal suspensão foi válida para a maioria das concessionárias de rodovias federais em operação no país.


O prazo para implantação dos equipamentos será de 60 a 150 dias, respeitando as condições técnicas e o planejamento das empresas contratadas para execução dos trabalhos.


A Via Bahia tomará todas as providências e seguirá as novas diretrizes da ANTT para estabelecimento destes sistemas, os quais trarão mais conforto e segurança aos usuários.


Informações: acorda cidade

 

Comentários