MEC vai distribuir 2 milhões de senhas para curso online de inglês

Começa nesta terça-feira (5), a versão online do Programa Inglêssem Fronteiras. O programa oferece diferentes tipos de apoio paraque estudantes de graduação e pós-graduação atinjam o nível deproficiência na língua e possam participar do Programa Ciência semFronteiras.

Na primeira fase, o Ministério da Educação (MEC) vai distribuir 2 milhões de senhas de acesso pessoal a estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e  de universidades particulares que tenham alcançado no mínimo 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em alguma edição posterior a 2009.


Parte dos estudantes já recebeu a senha e poderá acessar oprograma a partir desta terça. Quem tiver interesse, e não participouda seleção, pode se inscrever no próximo edital, sem data para serpublicado, segundo o MEC.

O módulo online poderá ser acessado por meio do site My English Online (MEO), elaborado pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning.

O programa foi anunciado pelo ministro Aloizio Mercadante emdezembro do ano passado. Na ocasião, Mercadante disse que aideia é ampliar a oferta do curso de inglês pela internet aosestudantes do ensino médio e, posteriormente, incluir alunos doensino fundamental. De acordo com o MEC, a meta é distribuir cercade 5 milhões de senhas.

O programa prevê a realização de provas de proficiência. Segundo oministério, a Mastertest, empresa credenciada no Brasil pelaEducational Testing Service (ETS), fará a aplicação de 500 mil testesToefl para verificar o nível de inglês dos alunos das universidadesbrasileiras. No Brasil, existem 250 mil testes prontos para seremaplicados aguardando somente a finalização do sistema de inscrição.

A partir do diagnóstico do nível de conhecimento do idioma, feitopela Mastertest, os alunos que alcançarem melhor resultado podemser selecionados para cursos presenciais. Para auxiliar nesta etapa, a pasta prevê a vinda de 200 professores americanos, provenientesde diferentes regiões dos Estados Unidos. A expectativa é que, em um primeiro momento, 20 mil alunos sejam atendidos.

 As informações são do iBahia

Comentários