Coração de Maria realizu 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável


A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na tarde desta quarta-feira (10/07/13), 1ª Conferencia de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com as presenças do Chefe de Gabinete Sandro Oliveira; do vice prefeito Luis Carlos; dos Secretários: Agricultura, José Maurílio; Ação Social, Edlene Paim; Administração e Finanças José Eduardo; dos vereadores Marivaldo, Pedro, Jean e Bainho; do representante da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (CEDITER) Flávio, Wilma Pacheco (APLB), dona Bernadina, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; além da sociedade civil organizada.

A conferência teve como objetivo o debate de Políticas Públicas para o meio rural. As propostas foram construídas com a participação de representantes do poder público e de representantes da sociedade civil organizada que participaram do encontro, por meio dos eixos temáticos, e serão apresentadas na conferência territorial que objetiva a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

O chefe de Gabinete Sandro Oliveira (representou o prefeito Paim que está em Brasília) falou da importância da conferência como planejamento em busca da consolidação das Políticas Públicas do meio rural.

“Por isso a importância de se realizar a 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável. Devemos reconhecer os benefícios da tecnologia agrícola, mas não podemos destruir a sabedoria do homem do campo. Que aos poucos vem perdendo o conhecimento passado de geração a geração. Como os saberes populares, sua cultura, sua religiosidade. Principalmente num País em que 70% dos produtos agrícolas são oriundos da Agricultura Familiar e que é responsável por uma boa parte da renda gerada no município”. Disse o chefe de Gabinete. 

Para o Secretário de Agricultura, José Maurílio, a conferência é de extrema importância para desenvolvimento do município.

“Essa conferências mostra cada vez mais a necessidade de debatermos políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar. A elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é o primeiro passo para que tenhamos uma agricultura cada vez mais forte”, disse o secretário.



Informações jacuipe noticias.

Comentários